1° Seminário de Danças Tradicionais e Gerações Coreográficas
________________________________
GRATUITO
________________________________
16 e 17 de Março de 2019
Centro Comunitário de Abdon Batista

A DANÇA GAÚCHA
MERECE ESTUDO…
O Seminário de Danças Tradicionais e Gerações Coreográficas será um encontro com estudiosos das Danças Tradicionais Gaúchas pesquisadas por J.C. Paixão Côrtes (em memória) e L.C. Barbosa Lessa (em memória), observando as considerações mais importantes como passos fundamentais, Gerações Coreográficas e avaliação em concursos artísticos, convidando participantes para a prática dos temas em que haja necessidade.
Haverá Conjunto Musical ao vivo disponível para as considerações musicais.
Programação:
Dia 16 de Março (sábado)
- 9h – Credenciamento
- 10h – Palestra: Lei Rouanet de Incentivo a Cultura – Elaboração de Projetos Culturais – Elaboração de Projetos Culturais – Prestação de Contas e Captação de Recursos com Magna Barp / Instituto Humaniza
- 12h – Pausa para almoço (livre)
- 14h – Danças Tradicionais e Gerações Coreográficas (1° e 2° hibridismos)
- 20h – Jantar por adesão (R$25,00 por pessoa antecipado)
- 21h30min – Danças do Tropeirismo Biriva
Dia 17 de Março (domingo)
- 8h – Café da Manhã
- 9h – Danças Tradicionais e Gerações Coreográficas (3° e 4° hibridismos)
- 12h – Almoço por adesão (R$25,00 por pessoa antecipado)
- 13h30min – Continuação das Atividades
- 16h – Outras Considerações e Avaliação
- 17h – Encerramento
Conteúdo
Danças Tradicionais Gaúchas
1. Introdução as Danças Gaúchas: História, Pesquisas e Pesquisadores, Referências Bibliográficas e Discografias.Gerações Coreográficas:
2. Classificação de J.C. Paixão Côrtes sobre Danças Gaúchas de acordo com suas características musicoreográficas em comum.
3. 1° Geração Musicoreográfica: Teoria, Prática, Música e Avaliação das Danças:
3.1 TIRANA DO LENÇO
3.2 TATÚ COM VOLTA NO MEIO
3.3 TIRANA DO OMBRO (Criação)
4. HIBRIDISMOS ENTRE 1° E 2° GERAÇÕES:
4.1 ANÚ
5. 2° GERAÇÃO:
5.1 QUEROMANA
5.2 CARANGUEJO
5.3 QUEROMANINHA
6. 3° GERAÇÃO MUSICOREOGRÁFICA:
6.1 PEZINHO
6.2 MAÇANICO
6.3 CHIMARRITA
6.4 CANA VERDE
6.5 RILO
6.6 VINTE E QUATRO
7. HIBRIDISMOS DA 3° GERAÇÃO:
7.1 SARRABALHO (3° E 1°)
7.2 BALAIO (3° E 1°)
8. 4° GERAÇÃO MUSICOREOGRÁFICA:
8.1 HAVANERA MARCADA
8.2 MAZURCA MARCADA
8.3 MAZURCA GALOPEADA
8.4 MAZURCA DE CARRERINHA
8.5 CHOTES CARRERINHO
8.6 CHOTES DE 7 VOLTAS
8.7 CHOTES DE 7 PASSOS
8.8 CHOTES DOS DEDINHOS
8.9 CHOTES PONTA E TACO
8.10 CHOTES DE PAR TROCANDO (FRONTEIRA E SERRANO)
8.11 CHOTES DE RODA (SERRANO E LITORAL)
8.12 GRAXAIM
8.13 SARNA
8.14 CHOROSA
8.15 CHOTES AFIGURADO
9. HIBRIDISMOS DA 4° GERAÇÃO
9.1 CHIMARRITA BALÃO (4° E 1°)
9.2 BALÃO CAÍDO (4° E 1°)
9.3 RANCHEIRA DE CARRERINHA ( CRIAÇÃO) (4° E 1°)
9.4 CHICO SAPATEADO (4° E 1°)
9.5 VANERÃO SAPATEADO (4° E 1°)
9.6 CHOTES INGLÊS (4° E 2°)
9.7 VALSA DO PASSEIO ( 4° E 3°)
9.8 MEIA CANHA (4° E 3°)
10. DANÇAS ESPECIAIS:
10.1 VALSA DA MÃO TROCADA
10.2 JARDINEIRA
10.3 PAU DE FITAS
10.4 PERICON
10.5 CHOTES DE DUAS DAMAS
10.6 FACA MARUJA
11. DANÇA RELIGIOSA
11.1 DANÇAS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Danças do Tropeirismo Biriva
1. INTRODUÇÃO A DANÇA BIRIVA: Um pouco de história, pesquisas, referências e características.
2. TEORIA, PRÁTICA E AVALIAÇÃO DAS DANÇAS BIRIVAS – DANÇA E MÚSICA:
2.1 FANDANGO SAPATEADO
2.2 CHICO DO PORRETE
2.3 DANÇA DOS FACÕES
2.4 CHULA BIRIVA
Palestrantes

Paulo Bigaton

Eduardo de Sá

Gabriela Hass Bigaton

Sandro Arruda (NIKITO)

Magna Regina Barp

Realização:

Produção Cultural:

Apoio:

Patrocínio:

Realização:
